Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFJF decide prorrogar inscrições para o Pism 2014

UFJF decide prorrogar inscrições para o Pism 2014

A medida tem como objetivo proporcionar aos alunos inscritos no Pism a possibilidade de optar pelos novos cursos anunciados para 2014.

Publicado por Érica Caetano
13/11/2013 09h15 , atualizado em 13/11/2013 09h18

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou o prazo de inscrições do seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2014. Elas seriam encerradas às 14h da última segunda-feira, dia 11. No entanto, Universidade decidiu prorrogas inscrições até este mesmo horário do dia 20 de novembro. A medida tem como objetivo proporcionar aos alunos inscritos no Pism a possibilidade de optar pelos novos cursos anunciados para 2014.

Inscreva-se no Pism UFJF 2014 

O Pism é aplicado ao longo dos três anos relativos ao Ensino Médio e, a cada prova, apenas o material referente ao respectivo ano letivo é cobrado. No ato da inscrição, candidatos ao Módulo III deverão declarar interesse ou não pelas vagas do Sistema de Cotas e indicar curso de graduação de preferência. Estudantes que já concluíram o Ensino Médio não poderão se inscrever no Módulo I. 

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga até a data de encerramento das inscrições em qualquer agência do Banco do Brasil. Contemplados com a isenção ou redução da taxa de inscrição, conforme resultado liberado em 30 de agosto, também deverão se inscrever no processo seletivo. 

Os candidatos que já haviam definido sua opção de curso terão a oportunidade de rever suas escolhas. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) irá publicar nesta terça-feira um novo edital que inclui as novas vagas e também os procedimentos para os candidatos, além de datas das provas de habilidade específica para os interessados nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Música (flauta, canto, violão, violino, violoncelo, piano, composição musical).

Segundo informações da Copese, para que tenha direito à alteração, o candidato deverá proceder conforme os os a seguir: imprimir o requerimento, disponível no site da Universidade ou Pism, preencher o formulário com as informações solicitadas e anexar o comprovante de pagamento; entregar o formulário pessoalmente na Central de Atendimento ou via fax até as 14h do dia 20 deste mês. Ainda de acordo com a Copese, a alteração poderá ser feita uma única vez.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse deverá ser o procedimento para candidatos que pagaram o boleto (isentos parciais e não isentos). Os candidatos com isenção total e os que não pagaram o boleto, precisam apenas fazer uma nova inscrição. Para os isentos totais, fica válido o último requerimento. Para os demais, será válido o boleto pago.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, das 14h às 18h nas cidades de Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda/RJ. Na ocasião, os candidatos inscritos nos Módulos I e II serão condicionados a 40 questões objetivas mais 16 questões discursivas sobre Conhecimentos Gerais, relacionadas à respectiva série, com o total de 120 pontos.

Para os candidatos da última etapa, serão aplicadas outras 40 questões objetivas mais 20 questões discursivas sobre disciplinas específicas conforme o curso escolhido, valendo 140 pontos, somente na cidade de Juiz de Fora. Antes, optantes pelo curso de Arquitetura e Urbanismo participam de uma Prova de Habilidade Específica no dia 24 de novembro, das 8h às 12h, em Juiz de Fora. 

O Comprovante Definitivo de Inscrição será disponibilizado no dia 11 de dezembro. Já a divulgação do resultado final para os candidatos do último módulo e as notas das provas para os demais está prevista para 17 de fevereiro e 21 de março, respectivamente. Um edital específico será publicado em breve para o processo seletivo de Música. Das 1.325 vagas oferecidas, 30% serão disputadas por candidatos do último módulo e 70% serão preenchidas por participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mais informações no Edital. 

Veja também

Quais recursos pessoas autistas podem solicitar no Enem 2025?
O Enem 2025 disponibiliza recurso de atendimento especializado para candidatos com autismo.
Enem 2025: estude para o exame com um simulado gratuito
O Brasil Escola disponibiliza uma plataforma totalmente gratuita de aplicação de simulados para o Enem 2025.
UFSM está com inscrições abertas para Vagas Complementares 2025/2
O processo seletivo visa preencher vagas remanescentes do SiSU 2025 e do Vestibular 2025 da UFSM.
Inscrições do vestibular 2026 do IME começam hoje (28)
Será possível realizar a inscrição no vestibular 2026 do IME até o dia 9 de julho.
UERJ abre hoje (28) inscrição do Vestibular 2025/2 via Enem
Somente podem fazer cadastro participantes do Enem das edições de 2021 a 2024
Enem 2025: entenda como funciona o uso do nome social nas provas
Pessoas transgêneros, não-binárias e candidatas travestis poderão utilizar o nome social nas provas do Enem 2025
Redação do Enem 2025: estude com temas de edições anteriores
Estudantes devem desenvolver uma redação dissertativo-argumentativa que aborde o tema apresentado.
Provas da 1ª fase do vestibular do meio do ano 2025 da Unesp tem nova data
As provas do vestibular do meio do ano 2025 da Unesp seriam aplicadas no último domingo, dia 25.
Inscrição no Enem 2025: o que é brasileiro naturalizado?
Na hora da inscrição no Enem, é preciso informar sua nacionalidade e uma das opções é brasileiro naturalizado.
UFLA abre inscrição para o PSS 2025
São ofertadas 514 vagas, remanescentes do SiSU 2025, para ingresso no segundo semestre letivo.
UFAM publica local de prova da 1ª e 2ª etapa do PSC 2025
Candidatos farão as provas no dia 1º de junho em Manaus e no interior do Amazonas.
Inscrição do Enem 2025: confira o a o de como se inscrever para provas
Inscrição para provas do Enem 2025 poderá ser feita até 6 de junho na Página do Participante