Você já ouviu falar do Programa Inglês sem Fronteiras? Caso a resposta tenha sido negativa, não se preocupe, iremos explicar tudo para que fique por dentro dessa iniciativa.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa tem como finalidade estimular jovens universitários no aprendizado do idioma inglês, oferecendo uma nova estrutura de ensino de língua estrangeira dentro das universidades do país. O Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês) dá e a diversas formas de aprendizagem neste idioma, visando facilitar o o aos estudos de graduandos e pós-graduandos que tenham interesse em apurar seus conhecimentos e noções na língua.
Lançado em dezembro de 2012, pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, o IsF- Inglês nasceu para suprir as demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. As ações são constituídas por diversos tipos de apoio ao aprendizado da língua inglesa. Dentre elas está a liberação de 2 milhões de senhas a alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação de todas as áreas, que tenham interesse em fazer o curso on-line na plataforma My English Online (MEO).
O Programa vem dando tão certo que acabou sendo ampliado pelo MEC em novembro de 2014 e agora faz parte de um outro Programa ainda maior, o Idioma Sem Fronteiras, que é regulamentado pela Portaria 973, de 14 de novembro de 2014.
Nesta nova fase, outros sete idiomas serão oferecidos além do inglês, como francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. Agora, com este novo programa, o IsF ou a ser uma das atribuições do Idioma sem Fronteiras, que também usará da mesma sigla (IsF). Com isso, ela será usada junto com a língua a qual se refere escrita na frente.
O Inglês sem Fronteira faz a aplicação de testes de nivelamento/proficiência e oferta cursos presenciais de língua inglesa nas universidades federais para aqueles graduandos que preencham o perfil exigido pelo Ciência sem Fronteiras. Para isso, esses estudantes deverão estar inscritos e cursando o My English Online. Eles devem arcar somente com aquisição do material didático. A seleção dos alunos é feita através de editais específicos, com requisitos a serem preenchidos assim como ocorre no CsF.
Os alunos de instituições de ensino superior privadas de todas as áreas também poderão ter o ao curso de inglês virtual, desde que tenham obtido nota igual ou maior que 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (para graduação) e estejam vinculados a cursos credenciados pela CAPES (para pós-graduandos).
Atuamente, o IsF é formado por um Núcleo Gestor constituído por três membros, um presidente e dois vice-presidentes, que organizam, gerenciam e promovem as ações do Programa com os demais parceiros. Todas as instituições de ensino superior públicas e participantes do Inglês sem Fronteira possuem um representante empossado pelo reitor da universidade para cuidar das ações entre a instituições e os demais órgãos envolvidos.
Para ar o sistema de inscrição para a aplicação dos testes de nivelamento/proficiência e do curso de inglês on-line o endereço eletrônico esetá disponível por meio deste link.
