O edital do Enem 2025 foi publicado hoje, 23 de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Candidatos farão provas que permitem ingresso ao ensino superior nos dias 9 e 16 de novembro.
A inscrição poderá ser feita na Página do Participante entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Para fazer a inscrição e acompanhar as etapas do exame, os candidatos precisam ter a conta gov.br, o único dos serviços digitais do Governo Federal.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra conteúdos de matérias escolares do ensino médio. A avaliação é composta por 180 questões objetivas, distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas.
Além das questões objetivas, os participantes do Enem devem produzir uma redação do gênero dissertativo-argumentativo sobre um tema social. Na última edição, o tema da redação abordou os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Leia também: Sites falsos aplicam golpes da inscrição do Enem 2025
O que é o Edital do Enem 2025 e para que serve?
O edital do Enem 2025 é um documento oficial, publicado no Diário Oficial da União (DOU) pelo Inep. Neste arquivo, são apresentadas as principais orientações de como funciona o Enem, tais como:
-
Cronograma completo do Enem;
-
Informações sobre o atendimento especializado destinado a candidatos com condições específicas, como o caso de Pessoas com Deficiência (PcD) e gestantes, por exemplo;
-
Orientações sobre o uso do nome social, caso de candidatas travestis, pessoas transgêneros e não-binárias;
-
Horários de aplicação da prova;
-
Procedimento de inscrição;
-
Documentos aceitos no processo de identificação.
A inscrição e acompanhamento de todas as etapas do Enem são feitos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante).
Lembrando que durante a inscrição o candidato escolhe somente a cidade de aplicação do exame, e não o local exato (escola, por exemplo) em que fará a prova. A informação sobre o local de prova sairá no Cartão de Confirmação da Inscrição, dias antes do dia do Enem.
Datas e cronograma do Enem 2025
Confira, abaixo, as principais datas do Enem 2025:
-
Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 14/04 a 02/05
-
Resultado definitivo da isenção e justificativa de ausência: 22/05
-
Inscrições: 26/05 a 06/06
-
Provas: 09 e 16/11
Leia também: Inep publica resultado da isenção da taxa do Enem 2025
Como funciona as provas do Enem 2025?
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro, no período vespertino até início da noite.
Os participantes responderão a 180 questões objetivas e terão de produzir uma redação de até 30 linhas, do gênero dissertativo-argumentativo. Confira como será a composição e divisão do exame:
1º dia | Domingo, 9 de novembro | 13h30 às 19h
-
Redação
-
45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
-
45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
2º dia | Domingo, 16 de novembro | 13h30 às 18h30
-
45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-
45 questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias
Estude com as provas anteriores do Enem

Crédito: Brasil Escola.
Estude de graça para o Enem 2025
O Mundo Educação disponibiliza uma série de conteúdos gratuitos de assuntos e matérias de todas as disciplinas escolares. Com isso, os estudantes que estão se preparando para o Enem 2025 podem se aprofundar nos temas que mais caem no exame ou nos que têm mais dificuldade.
Além disso, os usuários podem fazer simulados do Enem, de forma personalizada ou seguindo a estrutura padrão da prova. Especialistas reforçam a importância do simulado no processo de preparação para provas de vestibulares, como o caso do Enem.