Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Economia Doméstica

Apesar de ter surgido para dar assistência a comunidades rurais, o Economista Doméstico atende demandas de instituições no ambiente urbano.

Publicado por Rafael Batista

O profissional de Economia Doméstica surgiu com o papel de educador, orientando famílias sobre alimentação, saúde, higiene, desenvolvimento humano, vestuário, habitação, istração do lar, educação do consumidor, entre outras coisas. No entanto, o economista doméstico realiza ainda atividades que beneficiam toda a comunidade, como em ações de aproveitamento de recursos e direito do consumidor.

Pela variedade de atividades que podem ser desenvolvidas, o curso de Economia Doméstica tem uma grade curricular com um forte caráter interdisciplinar. Entre outras coisas, o curso mescla conhecimentos biológicos, matemáticos e sociais.

As primeiras graduações nessa área surgiram no interior do país, em universidades rurais, para atender carências de comunidades agrícolas que viviam em locais de pouca assistência. Com o ar do tempo, o curso ou por alterações para atender também as demandas de famílias urbanas.

Público-alvo

Senso crítico, proatividade e criatividade são algumas atribuições deste profissional. Além disso, o Economista Doméstico é um agente que estuda e atende a família como um todo, por isso é essencial que conheça a comunidade e a influência que ela pode ser sofrer pelo ambiente.

Como um dos objetivos da profissão é otimizar algumas atividades, é indispensável também que o profissional seja prático e objetivo. O Economista Doméstico é um questionador da realidade social e promotor do desenvolvimento humano.

O curso

O curso de Economia Doméstica está estruturado em três grandes áreas de conhecimento, inter-relacionadas, são elas: Alimentos, Nutrição e Saúde; Arte, Habitação e Vestuário; e Desenvolvimento Humano. A grade curricular mescla conhecimentos biológicos, matemáticos e sociais, como Química, Biologia, Estatística e Sociologia com as três áreas citadas.

Compõem o curso também estudos em Educação do Consumidor, Planejamento e Preparo de Refeições, Tecnologia Têxtil, Higiene e Enfermagem do Lar, Ilustração de Moda, entre outras disciplinas. 

A grade tende a contextualizar a fundamentação teórico-metodológica às inserções políticas, geográficas, sociais e culturais. Disciplinas como Antropologia, Políticas Públicas e istração também fazem parte do currículo do curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

Em geral, o curso de Economia Doméstica tem oito períodos, durando 4 anos.

Mercado de Trabalho

Os profissionais egressos do curso de Economia Doméstica são absorvidos por empresas privadas ou por instituições que prestam serviços para comunidade rurais. Outra opção é nos programas de atenção ao idoso, seja em órgãos públicos, entidades particulares ou do terceiro setor, que realizam esse tipo de trabalho.

Também é possível entrar para o mercado de trabalho de forma autônoma, ministrando cursos de educação do consumidor para o uso racional de bens e serviços, abordando noções de higiene, economia e aproveitamento de alimentos.

Campos de Atuação

- As grandes empresas precisam destes profissionais para planejar cardápios balanceados e nutritivos e avaliar as condições de higiene de refeitórios;

- No controle de qualidade de produtos nas indústrias, cozinhas industriais, restaurantes e supermercados;

- Orientar o processo de fabricação e tratamento de roupas, objetivando um melhor aproveitamento dos tecidos e higienização em lavanderias e hospitais;

- Implantar programas para desenvolvimento das crianças em creches e de atenção a idosos;

-  Prestar assistência às comunidades rurais e programas de agricultura familiar;

-  Integrando equipes de elaboração de moradias de baixo custo na construção civil;

- Outras áreas de atuação são as cooperativas, organizações não governamentais e empresas prestadoras de serviços de limpeza.

Regulamentação da profissão

A profissão é regulada pela Lei 7.387 de 1985 e pelo Decreto 92.524 de 1986.

Remuneração média

Segundo dados do Conselho Federal de Economistas Domésticos, um recém-formado recebe, em média, R$ 1.500, mas essa remuneração pode chegar a R$ 4 mil.

Exigência para o exercício da profissão

Além do diploma em Economia Doméstica, para atuar na área o egresso precisa ter registro profissional junto ao Ministério da Trabalho.

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber sua opinião estudante ou egresso do curso de Economia Doméstica. Conte-nos sua experiência.

Uma das possibilidades de atuação do Economista Doméstico é junto a projetos de agricultura familiar.
Uma das possibilidades de atuação do Economista Doméstico é junto a projetos de agricultura familiar.

Veja também

Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025
As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.
Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona ibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.