Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Estudando Geografia para o Enem

Ao estudar Geografia para o Enem, é preciso levar em consideração um fator presente em ambos: a interdisciplinaridade.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – tornou-se, nos últimos anos, a principal forma de avaliação dos estudantes no Brasil. É uma das mais importantes ferramentas para garantir o o ao ensino superior, seja através do SISU, que permite o ingresso em universidades públicas, seja através do Prouni, que permite o ingresso em universidades particulares com bolsas de estudos.

Com isso, a tendência das provas nos últimos anos é a busca pela tão sonhada interdisciplinaridade, ou seja, a relação entre as diversas formas de conhecimento e abordagens de mundo que permeiam o conhecimento científico. E isso é, sem dúvidas, um “prato cheio” para a Geografia, pois essa é uma ciência que possui relações com inúmeros outros saberes, complementando e sendo complementada por eles.

Por exemplo: quando estudamos as fitofisionomias (as características vegetais) e suas distribuições pelo mundo, há sempre uma direta relação com a Biologia. Quando abordamos a construção dos espaços urbanos e suas transformações ao longo dos processos de industrialização das sociedades, é possível observar a intrínseca relação entre os estudos geográficos e a História.

Mas o que é Geografia? O que ela estuda?

Atualmente, no contexto da evolução dos pensamentos científicos, é difícil avaliar e afirmar, com certeza, o que uma área estuda e a outra não, pois não há um objeto específico para cada área do saber (o que justifica ainda mais a constante busca pela interdisciplinaridade). No entanto, grosso modo, podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, isto é, o espaço produzido pelo homem e sua relação com o meio natural. Com essa definição, a Geografia posiciona-se exatamente na fronteira entre os conhecimentos humanos e os conhecimentos dos fenômenos naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que o candidato, então, precisa ter em mente é que, para estudar Geografia (e também as demais disciplinas), ele deverá estar sempre atento às relações entre determinados temas e as outras áreas do saber. Aí vão mais alguns exemplos:

Os estudos sobre os solos, aliados à compreensão de processos como o intemperismo e a erosão, referem-se, principalmente, ao comportamento natural desses fenômenos e à forma com que o ser humano os influencia. Além disso, existem outras questões, como aquelas referentes à Biologia (remoção da camada superficial dos solos), outras referentes à Química (a estrutura química dos solos e as técnicas bioquímicas de utilização dos solos em atividades agrícolas) e outras referentes à História (contextos históricos de ocupação e regulamentação das atividades no meio rural).

Quando estudamos Cartografia, compreendemos as formas e técnicas de representação do espaço, com temas como as projeções cartográficas e muitos outros. Nesse aspecto, podemos encontrar algumas relações com a Matemática, sobretudo no que se refere ao estudo e cálculo da escala e dos fusos horários.

São esses fatores que podem interferir diretamente no desempenho de um candidato na prova do Enem. O erro que muitos estudantes cometem é o de estudar de forma decorativa os conteúdos previstos para a prova, sem desenvolver reflexões que estimulem a utilização desses temas para a resolução de problemas, sobretudo aqueles relacionados a temas atuais.

A prova de Geografia no Enem requer a consciência das fronteiras que essa ciência possui
A prova de Geografia no Enem requer a consciência das fronteiras que essa ciência possui

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Edital do Enem 2025 é liberado: veja datas e regras das provas
Provas do Enem 2025 acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro
Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025
As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.
Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona ibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.