O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil. Criado em 1998 para medir os conhecimentos dos estudantes do ensino médio, o Enem se tornou a maior prova do país (e uma das maiores do mundo) ao ser usado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e como seleção de bolsas de estudos do ProUni e financiamento pelo Fies.
O Enem recebe inscrições no mês de maio, prazo que nunca foi prorrogado. Em 2022, a maior prova do país poderá ser feita pelo computador, o Enem Digital. Se você faz parte dos milhões de estudantes que pretendem fazer o Enem, tire suas dúvidas sobre a inscrição aqui no Super Vestibular!
Os editais do Enem já podem ser vistos?
Os editais do Enem 2022 já estão disponíveis.
Como e quando são feitas as inscrições do Enem?
As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante. Em 2022, o prazo para inscrição no exame será de 10 a 21 de maio.
O participante precisa ter em mãos seus dados pessoais e números dos documentos de identificação com foto e F para se inscrever.
Saiba como se inscrever no Enem
Como me inscrever para o Enem Digital?
As inscrições para o Enem Digital também são recebidas pela Página do Participante, da mesma forma que o Enem Impresso. A escolha pelo formato da prova é feito ao se inscrever e, no caso no Enem Digital, serão aceitas somente as 101.100 mil primeiras inscrições.
Quando serão as provas do Enem tradicional? E para o Enem Digital?
Em 2022, as provas do Enem tradicional e Digital serão aplicadas nos mesmos dias: 13 e 20 de novembro.
Há taxa de inscrição? Se sim, até quando posso pagar?
Existe uma taxa de inscrição de R$ 85, valor que pode ser reajustado conforme o ano. Quem se inscrever para o Enem 2022 poderá pagar a taxa até 27 de maio.
Quem não precisa pagar a taxa? Como solicitar a isenção?
Algumas categorias de estudantes têm direito à isenção da taxa de inscrição. As solicitações são recebidas em um período estipulado pelo Inep, geralmente no mês que antecede as inscrições do Enem.
Podem solicitar a isenção da taxa do Enem:
- Estudantes que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
- Participantes que se enquadram nas exigências da Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas em colégios particulares que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família);
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Veja o a o como pedir isenção no Enem
Quem pode participar do Enem?
Podem participar do Enem os estudantes do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou certificados como os obtidos pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O estudante matriculado no 3º ano do ensino médio ou que já terminou seus estudos pode usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade. Já os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio só podem fazer o exame para treinar seus conhecimentos, condição conhecida como "treineiro".
No caso do Enem Digital, somente estudantes do 3º ano ou que já tenham concluído o ensino médio é que podem fazer as provas.
Posso escolher a cidade de prova?
Sim. Você deve escolher a cidade em que deseja fazer o Enem, mas não pode escolher o local (endereço). Essa opção pode ser alterada somente durante o prazo de inscrição.
Escolha a cidade em que você estará nos dias do Enem, não precisa ser, necessariamente, o local onde você mora atualmente.
Como solicitar atendimento especializado no Enem?
O atendimento especial deve ser solicitado no momento da inscrição do Enem. O benefício é voltado para participantes que possuem:
- baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Saiba mais sobre o atendimento especializado no Enem
Posso solicitar o uso de nome social?
Uma novidade do Enem 2022 é o tratamento pelo nome social destinado a pessoas que desejarem ser reconhecidas de acordo com sua identidade de gênero (pessoas não binárias, travestis e transgêneros). A solicitação para o uso do nome social no Enem 2022 poderá ser feita entre 23 e 28 de junho.
O procedimento é realizado pela página do participante e deve ser feito caso o participante não tenha o nome social cadastrado na Receita Federal. O resultado da análise será informado no dia 5 de julho.
O prazo para interpor recurso contra o resultado é do dia 5 a 10 de julho. O resultado dos recursos estará disponível no dia 15 de julho.
Como saber se a minha inscrição foi confirmada?
Estudantes que NÃO são isentos precisam pagar a taxa para que a inscrição no Enem seja confirmada. A confirmação aparece na Página do Participante, podendo levar alguns dias para que a informação do pagamento seja reada dos bancos para o Inep.
Os estudantes que têm isenção da taxa possuem confirmação automática ao fim da inscrição no Enem.
Fiz minha inscrição e não quero mais participar do Enem. Posso ter o valor da taxa de volta?
Não pode. Não há devolução da taxa de inscrição do Enem por desistência do participante.
Sua dúvida não foi respondida aqui? Envia ela para o e-mail [email protected].
