Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que comer no dia da prova do vestibular?

O que comer no dia da prova do vestibular?

Alimentação pode ser decisiva no vestibular. Saiba o que comer e o que evitar nos dias das provas.

Publicado por Wanja Borges

Se alimentar bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas não é bom só para o corpo, mas também para a mente. Ao mesmo tempo em que a alimentação pode contribuir para o desempenho do estudante, ela também pode prejudicar seu andamento nos processos seletivos, caso não receba a devida atenção.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas. 

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito. 

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ingerir bebida alcoólica nos dias próximos à prova também pode atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação. Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido. 

Alimentar-se bem não significa apenas garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica. A alimentação equilibrada em quantidade e qualidade contribui decisivamente para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, auxilia o vestibulando a ter um bom desempenho nessa fase decisiva de sua vida, por isso, não se esqueça: caneta só com talheres nas mãos. 

 

Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular

Veja também

Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025
As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.
Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona ibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.